VITILIGO
13:23 | Author: Vitiligo

O Vitiligo é uma doença, não contagiosa, em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele.

A sua causa e origem ainda não é bem compreendida, embora o factor auto-imune pareça ser importante. Contudo o stress físico, emocional e ansiedade são factores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melancólicos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo - a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade.

Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos, pés, cova dos braços, cotovelos, joelhos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas poderão também perder a pigmentação e ficarem brancos. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protector, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele. Daí a importância de usar sempre um protector na pele.

Existem vários tipos de vitiligo, sendo estes os mais comuns:

  • Simétrico - é o mais comum. As manchas atingem ambos os lados do corpo.
  • Assimétrico - é o que atinge um ou outro local da pele sem simetria.
  • Segmentar - é o que se localiza somente num segmento do corpo, geralmente correspondendo ao trajecto da distribuição de algum nervo.
  • Universal - podendo atingir quase toda a superfície da pele.
This entry was posted on 13:23 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

5 comentários:

On 25.9.09 , miriam disse...

eu tenho vitiligo há muitos anos mais tenho receio que aumnet a quantidade de manhas, só que vou passar um tempo em portugal
gostaria de saber se há possibilidade para q ue eu faça um tratamento lá irei passar um tempo em guimaraes

 
On 26.9.09 , Vitiligo disse...

Boa tarde,

Obrigada por nos contactar. Agradecemos que nos envie o seu e-mail para enviarmos contactos de especialistas.

Advertimos desde já que o tratamento do Vitiligo normalmente é longo e com fases diferentes. Tudo depende da forma de tratamento dada pelo médico.

Ficamos a aguardar notícias suas!

 
On 12.2.10 , paula seixas disse...

Olá eu sou a Paula, apareceu-me uma mancha em Março de 2009, mas só em Novembro me apercebi que ela tinha aumentado, e que tinha outras manchas a aparecerem. Moro no Algarve e aqui não encontro ninguém que me dê esperanças de tratamento! Por favor indiquem-me nomes de especialistas, porque aqui em Faro, o acesso ainformação é extremamente difícil, o meu mail é:paulanobreseixas@hotmail.com

 
On 19.6.10 , Sandra disse...

Tive vitiligo aproximadamente 20 ou 22 anos,fiz varios tratamento e poucos resultados deram. Indicaram-me um página forest-vitiligo,estou há 6 meses a fazer o tratamento e estou a ficar totalmente pigmentada,tinha 60% de despigmentação.
O importante é de não se gastar muito dinheiro.

 
On 28.6.10 , Vitiligo disse...

Olá Sandra,

Esse é um óptimo testemunho para quem pense em utilizar essa forma de tratamento.

Fico feliz por saber que está a resultar :)