O Vitiligo é uma doença, não contagiosa, em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele.
A sua causa e origem ainda não é bem compreendida, embora o factor auto-imune pareça ser importante. Contudo o stress físico, emocional e ansiedade são factores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melancólicos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo - a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade.
Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos, pés, cova dos braços, cotovelos, joelhos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas poderão também perder a pigmentação e ficarem brancos. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protector, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele. Daí a importância de usar sempre um protector na pele.
Existem vários tipos de vitiligo, sendo estes os mais comuns:
- Simétrico - é o mais comum. As manchas atingem ambos os lados do corpo.
- Assimétrico - é o que atinge um ou outro local da pele sem simetria.
- Segmentar - é o que se localiza somente num segmento do corpo, geralmente correspondendo ao trajecto da distribuição de algum nervo.
- Universal - podendo atingir quase toda a superfície da pele.
5 comentários:
eu tenho vitiligo há muitos anos mais tenho receio que aumnet a quantidade de manhas, só que vou passar um tempo em portugal
gostaria de saber se há possibilidade para q ue eu faça um tratamento lá irei passar um tempo em guimaraes
Boa tarde,
Obrigada por nos contactar. Agradecemos que nos envie o seu e-mail para enviarmos contactos de especialistas.
Advertimos desde já que o tratamento do Vitiligo normalmente é longo e com fases diferentes. Tudo depende da forma de tratamento dada pelo médico.
Ficamos a aguardar notícias suas!
Olá eu sou a Paula, apareceu-me uma mancha em Março de 2009, mas só em Novembro me apercebi que ela tinha aumentado, e que tinha outras manchas a aparecerem. Moro no Algarve e aqui não encontro ninguém que me dê esperanças de tratamento! Por favor indiquem-me nomes de especialistas, porque aqui em Faro, o acesso ainformação é extremamente difícil, o meu mail é:paulanobreseixas@hotmail.com
Tive vitiligo aproximadamente 20 ou 22 anos,fiz varios tratamento e poucos resultados deram. Indicaram-me um página forest-vitiligo,estou há 6 meses a fazer o tratamento e estou a ficar totalmente pigmentada,tinha 60% de despigmentação.
O importante é de não se gastar muito dinheiro.
Olá Sandra,
Esse é um óptimo testemunho para quem pense em utilizar essa forma de tratamento.
Fico feliz por saber que está a resultar :)