Testemunho 2
14:05 | Author: Vitiligo
Há uns 10/15 anos apareceram-me umas manchas brancas no peito sendo que na altura não dei muita atenção, pois o seu tamanho não aumentava e não sentia qualquer dor. Passados uns anos começaram a aparecer nos joelhos, genitais e mãos e essas sim começaram a alastrar-se.
Consultei um Dermatologista que me receitou uma pomada muito conhecida entre nós os pacientes. Apenas comecei a ver melhoras nos joelhos, pois começaram a pigmentar mas não a 100%.
Mas, o alastramento nas mãos continuava e apareceram duas novas muito pequenas e dissimuladas (pescoço e na face).
Consultei um outro médico que me falou de um tratamento que se estava a fazer em Espanha e que consistia na toma de uns comprimidos e banhos de sol diários de alguns minutos. Nunca me adaptei a esse tratamento, pois sentia efeitos secundários e também não via melhoras pelo que decidi interromper.
Decidi então encarar o Vitiligo de frente, ele é parte de mim, pelo que não adianta revoltar-nos ou escondermo-nos do mundo. Quando alguém pergunta, com a maior naturalidade lhes respondo do que se trata mas sem qualquer sentimento de inferioridade.
Talvez por isso durante algum tempo ele tenha estabilizado, sendo que nos últimos meses tenho reparado alguma evolução da doença, nomeadamente nas mãos e numa perna. Este alastramento estará por certo ligado ao meu sistema nervoso/estado psicológico.


Com este testemunho pretendo desafiar todos vocês a fazer o mesmo, falem da vossa experiência com o Vitiligo, pois não somos os únicos a ter esta doença. Por certo que muitos se irão rever nos vossos casos e também eles contribuir com o seu testemunho e quem sabe ainda que de forma indirecta não estaremos a contribuir para o avanço na investigação sobre a doença.
This entry was posted on 14:05 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

7 comentários:

On 22.6.09 , Judite Santos disse...

Boa Tarde,

Peço desculpa por estar a incomodar, mas eu tenho vitiligo, desde os 15 anos, e nessa altura fiz um tratamento com uns comprimidos e exposição solar que resultou muito bem e houve manchas que desapareceram por completo, só que agora a 1 ano recomeçaram a aparecer outras manchas maiores e em locais mais visiveis e eu não consigo recordar o noenm dos comprimidos,m será que me podia dizer o nome do nmediciamento para que eu possa exprimentar?.

Muito Obrigada

Judite Gil

jgil@abacusproperty.pt

 
On 22.6.09 , Judite Santos disse...

Seria possível dar-me o nome dos comprimidos que tomou, é que eu fiz esse tratamento quando tinha 15 anso e resultou, o vitiligo estagnou e apenas voltou a aparecer agora que tenho 39 anos.
Obrigada

 
On 25.6.09 , Vitiligo disse...

Bom dia Judite,

Obrigado por participar no blog e não é incómodo nenhum.

Bem pelo contrário, convidamos todos a que se juntem pois este blog é aberto a todos.

Em relação ao tratamento descrito em cima, enviaremos mais informações por e-mail.

A Equipa Vitiligo

 
On 29.7.09 , Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
 
On 18.8.09 , Anónimo disse...

Olá
Sou mãe de uma menina de 9 anos. Apareceram lhe umas manchas brancas...e o diagnostico foi vitilogo...
estou muito perturbada psicologicamente muito ansiosa e com muitos receios..
se não fosse incomodar gostaria que me enviasse algumas informações por mail ( taniaclaudio27@hotmail.com)
obrigado

 
On 18.8.09 , Vitiligo disse...

Bom dia,

Acima de tudo não passe ansiedade nem stress para a sua menina. Isso não a beneficiará.

Vamos enviar alguns contactos de especialistas por e-mail. São contactos a quem poderá recorrer.

Obrigada!

 
On 26.6.10 , Anónimo disse...

ME CHAMO WELLIDA MORO EM DELMIRO GOUVEIA ALAGOAS, HÁ MAIS OU MENOS 10 ANOS SOU PORTADORA DE VITILIGO, JÁ FIZ VÁRIOS TRATAMENTOS SEM SUCESSOS... GOSTARIA DE PARTICIPAR DA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS COM VCS... MEU E-MAIL É wellidasouza@ig.com.br
abraço a TODOS E PARABÉNS!